segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Arroz e feijão

Arroz e feijão: saiba como deixá-los mais saborosos e nutritivos

Juntos, os alimentos proporcionam uma refeição equilibrada e rica em proteínas. Com a adição de alguns ingredientes, ficam ainda mais gostosos e saudáveis.

Casal preparando refeição na cozinhaAcerte no preparo de arroz e feijão

O mais brasileiro dos pratos também é uma ótima fonte de proteínas e minerais. O arroz é rico em amido e vitaminas do complexo B. O feijão, por sua vez, possui ferro, zinco e potássio, entre outros minerais. Ambos contêm aminoácidos diferentes, o que torna o casamento entre os grãos perfeito. Mas o que deve ser feito para que o preparo da dupla seja sempre um sucesso?

Carole Crema, chef da escola Wilma Kövesi de Cozinha, ensina: “É importante soltar os grãos de arroz com um garfo no final do cozimento para liberar o excesso de vapor, que pode ocasionar o cozimento excessivo”.

Com relação ao feijão, Crema diz: “deve ser deixado de molho em água fria para hidratar por pelo menos 8 horas, depois cozido em panela de pressão”. A chef afirma: “Não se deve nunca cozinhar o feijão com temperos, principalmente o sal, pois os grãos ficam ressecados”.

Para incrementar o sabor do feijão, durante o preparo podem ser adicionados pimentão, alho poró, especiarias e ervas, como salsinha, cebolinha, tomilho, louro e orégano fresco. Crema ensina que as ervas devem sempre ser adicionadas no final do preparo, pois são sensíveis ao cozimento excessivo.

Já as especiarias, como pimentas, cominho, canela e noz moscada, devem ser cozidas durante todo o tempo de preparo, pois necessitam de infusão e calor para liberar os aromas, de acordo com a chef.

Knorr ajuda a agilizar o preparo

Knorr dá uma forcinha agilizando o preparo do arroz e feijão em casa, sem abrir mão do sabor!

Para o feijão, Knorr disponibiliza o Caldo de Bacon, que tempera o grão na medida certa e deixa um gostinho inesquecível.

Knorr Meu Arroz deixa o tradicional acompanhamento sempre soltinho, branquinho e com sabor caseiro. Com ele, não é preciso perder tempo cortando os temperos, já que contém em sua fórmula sal, alho e/ou cebola desidratados – de acordo com o sabor escolhido.

Saiba mais em knorr.com.br

Deixe seu prato de arroz e feijão ainda mais saudável

Durante o preparo, além de acrescentar sabor, é possível tornar arroz e feijão mais nutritivos. É só adicionar legumes aos alimentos, como cenoura, beterraba e salsão, por exemplo.

Carole Crema explica que basta cozinhar os ingredientes com o feijão na panela de pressão, mas, acrescenta: “é importante considerar que o gosto dos vegetais, principalmente se adicionados em grandes quantidades, vai aparecer no sabor final do preparo”.

A chef afirma que, no caso do arroz, os legumes devem ser picados, fritos e cozidos junto com os grãos. Outra alternativa para tornar a refeição ainda mais nutritiva é substituir o arroz branco pelo integral, que contém mais fibras e também é fonte de vitamina B1 B2, zinco, ferro, magnésio e potássio.

Que tal um purê de feijão?

No Brasil, é mais comum preparar o feijão com caldo, para acompanhar o arroz soltinho. No entanto, os alimentos podem ser preparados de maneiras diferentes. O arroz pode ser à grega, de forno, ou carreteiro, por exemplo. Já o feijão pode ser feito como salada fria, farofa ou guisado. A chef Carole Crema ensina como prepará-lo como um delicioso purê, que também pode ser servido com arroz:

  • Cozinhe o feijão em água;

  • Tire o excesso de água do feijão e processe os grãos;

  • Adicione ao purê manteiga, leite ou creme de leite fresco;

  • Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.


Nenhum comentário: